CONHEÇA AS LOCALIDADES CORTADAS PELO ANTIGO CAMINHO DO COMÉRCIO E SEUS PRINCIPAIS ATRATIVOS


O Caminho do Comércio foi uma via aberta oficialmente por deliberação, de 14 de novembro de 1811, da “Real Junta do Commercio, Agricultura, Fabricas e Navegação do Estado do Brazil e seus Domínios Ultramarinos”, com o objetivo de facilitar a ligação de Minas Gerais à cidade do Rio de Janeiro e possibilitar, de forma mais rápida e econômica, o abastecimento alimentar da Corte, que havia recebido, há pouco, a Família Real. 

As tropas partiam de Minas conduzindo  bois, porcos, toucinho, galinhas e queijos, e retornavam do Rio de Janeiro trazendo produtos como sal, azeite, vinho, vinagre, bacalhau, lampiões, ferramentas e vidros.

 A rota partia da cidade de São João del-Rei, passando pelos distritos de Rio das Mortes e Cajuru em direção a Madre de Deus de Minas. Depois seguia por Andrelândia, Arantina (Espraiado), Bom Jardim de Minas (passando por Taboão), Rio Preto (região de Funil e Varejas), ingressando no estado do Rio de Janeiro pelo município de Valença (Parapeuna e Pentagna) em direção a Rio das Flores (Comércio), Vassouras (Massambará e São Sebastião dos Ferreiros), Miguel Pereira (Conrado) e Nova Iguaçu (Tinguá e Iguaçu Velho), onde existia um porto fluvial no rio Iguaçu, a partir do qual as mercadorias seguiam embarcadas até a Baía da Guanabara, chegando, enfim, ao Rio de Janeiro.

Entre 1839-1844, no trecho fluminense, o antigo caminho recebeu melhorias significativas, tais como pontes, bueiros, arrimos e pavimentação que foram executadas pelo Engenheiro Conrado Jacob Niemeyer (1787-1862) desde a raiz da Serra do Tinguá até o Rio Paraíba do Sul, recebendo a denominação de Estrada Real do Comércio.

Veja abaixo todas essas localidades e programe-se para conhecê-las pessoalmente.

Essa viagem é imperdível.


 • SÃO JOÃO DEL REI














Rio das Mortes









São Miguel do Cajuru






MADRE DE DEUS DE MINAS





ANDRELÂNDIA













ARANTINA



Espraiado



BOM JARDIM DE MINAS

Taboão






RIO PRETO






Funil






Varejas





VALENÇA





Parapeúna



Pentagna



RIO DAS FLORES





Comércio





VASSOURAS


Sebastião de Lacerda



Massambará



São Sebastião dos Ferreiros



MIGUEL PEREIRA



Conrado



NOVA IGUAÇU



Tinguá















Iguaçu Velho









RIO DE JANEIRO









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MUNICÍPIOS DE RIO PRETO, BOM JARDIM DE MINAS, ARANTINA, ANDRELÂNDIA, MADRE DE DEUS DE MINAS E SÃO JOÃO DEL-REI SE UNEM EM PROL DO PROJETO DE LEI ESTADUAL QUE DECLARA O CAMINHO DO COMÉRCIO PATRIMÔNIO CULTURAL E TURÍSTICO DE MINAS GERAIS

FAZENDA DAS LARANJEIRAS - ANDRELÂNDIA